sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

LEONARDO DA VINCI



Leonardo da Vinci era considerado o homem-símbolo de sua época era um pintor Italiano da era renascentista, assim ele tinha a capacidade de reunir vários talentos o que podemos chamar hoje de múltiplas inteligências, ao mesmo tempo em que era um pintor e escultor ele também era um grande inventor, engenheiro militar, cientista, botânico e matemático. Pintor renomado que pintou quadro enigmático como: Mona Lisa.
     Contribuiu também para o desenvolvimento da humanidade com a invenção de bicicleta, do tanque blindado, do escafandro e a asa delta. Notadamente como todo ser humano Leonardo também encontrou empecilhos na construção de suas obras, contudo era persistente e muito criativo, tal passagem da vida de Leonardo pode ser constatada segundo Herbert (2002, p.39):
“Leonardo levou anos trabalhando na Última Ceia, mas, pouco depois de ter terminado, a pintura começou a se desintegrar. Ele experimentava com frequência diferentes tintas e técnicas, e havia feito isso nesse trabalho. Algumas vezes fazia tintas com óleo de amêndoas, outras vezes com óleo de ciprestes. Também fazia tintas com mel, com ovos e com varias resinas. Geralmente, uma pintura como aquela teria sido feita em afresco, mas esse método exigia rapidez e Leonardo gostava de trabalhar lentamente. A mistura que usou para a Última Ceia não resistiu, e a pintura começou a descascar da parede do refeitório”.

Santa Ceia foi uma obra que exigiu muito do pintor que desenvolveu métodos de pintura muito eficaz para a época.  É no refeitório do convento que foi dos Dominicanos que se encontra "A Última Ceia" pintada por Leonardo Da Vinci. As figuras e, sobretudo, a de Jesus Cristo, que parece falar são de uma magnificência sem par. Infelizmente parece estar destinada a desaparecer, apesar dos esforços de restauro.

Herbert, Janis, 1956. Leonardo da Vinci para crianças\ Janis Herbert; tradução, Fernanda Abreu. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar  Ed., 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário